Relato EcoVida na India 2012

A apresentação da Ecovida na Índia foi linda! Pura luz!!!

Uma sementinha de amor e união foi plantada graças à energia poderosa desse grupo!! Gratidão infinita!!!

No dia 01/11cheguei a Mani Tola, uma comunidade no norte da Índia em Bihar. Por 2 semanas, meu amigo que e o coordenador da rede MPA me alertou sobre a necessidade de eu me impor porque os responsáveis pelas organizações da rede são homens com idade pra ser meu pai e nascidos no interior e que por isso teriam grande resistência comigo, 1o por eu ser mulher e depois por ser bem mais nova…

Mas ao mesmo tempo, ele estava botando a maior fé de tocar as pessoas pelo coração…

Bom, ao invés de sentir medo, coloquei toda minha energia em Ganesh para abrir o caminho do coração dessas pessoas para que pudesse chegar uma mensagem de amor e união! E assim foi!!!

No dia 01/11 cheguei à noite. a vila não tem luz elétrica e conheci a todos apenas a luz de vela! Contei bem rapidamente um pouco da minha caminhada no Brasil e aqui e depois conduzi uma meditação com eles! Bom… Um deles vive num ashram e o outro pratica medicação ha 10 anos… Então foi bem arriscado, mas ao final correu bem!!

No dia 02/11, a apresentação da Ecovida estava prevista para durar 2hrs mas acabou sendo de 10:00 as 18:00!! Só terminando porque eles tinham uma longa viagem pela frente!!!

Pelas fotos acho que da pra perceber o brilho no olhar deles!!

Fiz duas dinâmicas, apresentei permacultura, a Ecovida e falei muito do milagroso poder da uniao!

Usei 2 apresentações da ecovida que vocês me mandaram para mostrar fotos, mas minha fala foi bem focada na estrutura de gestão horizontal, interação com a comunidade e fonte de recursos alternativos… Quando puder mando essa apresentação!

A MPA nasceu como uma campanha para disseminar soluções ecológicas de saneamento e agua para as regiões de grande vulnerabilidade afetadas por enchente e assim trabalha com 5 organizações com antiga atuação em pequenas comunidades…

As principais ações são ate agora: captação de agua da chuva para consumo durante enchentes, filtros de barro, banheiro seco e utilização da urina e fezes na agricultura..

Todos ficaram surpresos com a permacultura!! Tenho uma foto da flor da permacultura toda copiada em Hindi no caderno! Muito lindo..

Ao final eles pediram muitas referencias para estudo e disseram estar com as energias renovadas!

Foi muito lindo mesmo!

Nos dias 03 e 04/11 fui para a comunidade Rupalia, onde a organização local (Water Action) atua.. Acompanhei as reuniões com o comitê da água… eles traduziram poucas coisas para mim então minha atenção era toda na comunicação não-verbal… Havia tensão dos dois lados.. da organização e das pessoas… muitas expectativas e dificuldade de dialogo.

Eu não entendia nada da língua, mas fui acolhida com tanto amor pelas mulheres de lá que me puxavam pela mão e me mostravam de tudo! Artesanato, plantio, suas casas… Me chamaram pra dormir por lá e o Eklavya (MPA) e o Vinay (Water Action) resolveram ficar também e nesses dias, a distancia deles com a comunidade começou a diminuir também e passaram a se envolver mais com o coração…

Bom, eu estava em casa! E é difícil comparar, mas foi a experiência mais linda e especial pra mim ficar nessa vila, com essas mulheres lindas!!! Aprendi tanta tanta coisa, vivi tanto amor!! Só comunicando com abraços e sorrisos e com as poucas palavras que eles me ensinavam por gestos ou desenho!

No dia 05/11 eu já estava super à vontade e a comunidade foi chamada pra minha apresentação.. fui me apresentar como pessoa! Era a primeira vez que teríamos tradução para a nossa comunicação!!

O Eklavya tinha me pedido que apresentasse a eles o conceito de mutirão, pois os jovens estão indo pra cidade e os mais velhos estão tendo muita dificuldade para construir os banheiros secos, para a agricultura…

Fizemos roda, demos as mãos e apresentei fotos da eco vida de banheiro seco, compostagem, plantio (falando do uso dos excrementos e do composto) e fotos de mutirão! Sugeri que montassem uma agenda para os mutirões para construção dos banheiros secos e ao final fiz outra dinâmica e as palavras da comunidade foram muito emocionantes dizendo o quanto foram inspirados pela Ecovida de que com união tudo e possível!! Muito lindo mesmo…

No começo o discurso do Vinay e dos outros membros da organização era de que a comunidade esta acostumada com assistencialismo e que não se interessam por nada… que as pessoas tem “duas caras” e que não da para confiar… então o que pude ajudar nesses dias, principalmente pela minha posição privilegiada de não falar a língua, fui plantando sementinhas de amor nos olhos deles para que eles voltassem a confiar nas pessoas… para que percebessem que não ha diferença entre ninguém e que no fundo todo mundo quer união!

Bom, o Vinay (representante da organização local) perguntou se não da pra abrir um escritório da Ecovida em Bihar!!

Ele disse que agora sim acredita que tudo que eu apresentei pra rede e mesmo possível!

Listo aqui alguns dados:

Reunião dia 01/11e 2/11 – 8 pessoas

Organizações (com o significado):

1- Gramyasheel: bem para a comunidade (res. Chandrashekhar)

2- Kosi Seva Sadan: centro serviço pelo rio Kosi (resp. Rajendra)

3 – Samta = igualdade (resp. Prem Verma)

4 – GPSVS (resp. Ramesh Kumar)

5- Water Action (resp. Vinay Kumar)

6 – Rede MPA (agua para todos) – Eklavya Prasad

outras pessoas presentes

7- Pradeeo Poddar (MPA)

8- Inder Lat (agente comunitario da Water Action)

(Relato informal enviado à Ecovida no dia 10/11/2012, depois de seguir de carro dessas comunidades no norte da India ate o Nepal, onde o acesso a internet era limitado, entre outras coisas, pela disponibilidade de energia eletrica durante apenas 3horas/dia)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s