Um pouco do Contexto e historia do Laos

Antes de prosseguir, vale contar um pouco da historia do Laos para que possamos entender melhor o que vem acontecendo…. O Laos era um país regido por um monarca até o período da guerra do Vietinan cerca 45 anos atras. Era um rei no minimo diferente dos que conhecemos nas historias… Ele era extremamente pacifico e tinha como principal hobby o cultivo de vegetais e jardins que disponibilizava para a população. Nos encontros com outros reis e presidentes sempre perguntava: Que plantas seu pais tem? Tem alguma semente ai pra trocar? Era um ambientalista por natureza.

Com o inicio da guerra, quase toda a população do pais se retirou para cavernas, assim como grande parte da familia real, já que os Estados Unidos iniciaram um bombardeo constante ao Laos. Porque? Sem razão política alguma, simplesmente por que era muito perigoso pousar os aviões com as bombas que não foram lançadas no Vietna. O Laos, sendo um país pacifico, recebeu cerca de uma bomba a cada 8 minutos durante 9 anos…era o buraco negro das bombas….O que nos faz refletir muito sobre a industria belica… Por que fabricar tantas bombas assim?

Pelo fato do rei, com sua tradição budista, manter uma posição pacifica e neutra em relação a guerra, optando por continuar suas atividades corriqueiras, membros da familia real influenciados e apoiados por membros comunistas do Vietna, tomaram o governo em um golpe de estado e mandaram o rei pro exilo. Esses membros que tomaram o poder do Laos viviam há 9 anos em cavernas devido aos bombardeios e, antes da guerra, haviam estudado na frança com importantes cabeças do movimento revolucionário comunista… O rei foi exilado sob o pretexto de ferias no campo e ninguém nunca mais ouviu falar dele.

Desde então o pais é oficialmente e politicamente comunista, mas economicamente capitalista.

Ou seja, não há liberdade de expressão ou espaço para qualquer tipo de questionamento sobre o governo ou explorações economicas. Isso ainda é reforçado pela cultura de aceitação pacifica da realidade como se é, pela crença budista em todo o pais.

E é ai que começamos a entender tudo o que está acontecendo por aqui hoje em dia: uma intensa exploração dos recursos naturais e humanos por outros países, principalmente China e Vietnam, de maneira desrespeitosa e devastadora.

Bom entendendo melhor esse contexto voltamos agora para a nossa expedição e vejamos um pouco da beleza desse povo que apesar de sofrer até hoje devido a guerra e as bombas ainda ativas e presentes no solo, é um povo que sorri a todo tempo, que cumprimenta sempre dizendo Sabai Di ( Tranquilo?) e que não guarda magoa ou rancor. Por aqui “a paz ainda reina”!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s