Seringal uma monocultura milionária com mão de obra infantil

 Ao chegar na cidade de Atapul umas das primeiras coisas que nos impressionou foi a enorme quantidade de construções de grande porte em uma cidade que não havia turismo. Um dos primeiros locais que paramos foi um hotel extremamente luxuoso e incrivelmente grande. Logo ficamos sabendo que o hotel era do dono da plantação de seringa, que tambem era Vietinamita. A concessão daquelas terras pelo governo do Laos se deu em troca pela construção de estádios esportivos. Percebemos então o poder que a borracha, planta trazida do Brasil para a Asia, exercia ali naquela região.

Após chegar nas plantações da seringa constatamos que era uma monocultura extensiva com utilização de gotejamento em áreas enormes que originalmente eram florestas. As plantações usam uma quantidade enorme de fertilizantes quimicos e herbicidas, impedindo que qualquer outra espécie de vida coexista e formando uma grande quantidade de pequenos córregos contaminados.

Vimos também diversos alojamentos ao longo da margem da estrada que servia de casa para os trabalhadores. Ao conversar com uma trabalhadora descobrimos que a jornada de trabalho começa as 2 da madrugada indo até as 5 horas e depois das 8 até 11 horas da manha. Como o ganho é por arvore, as familias envolvem as crianças com conhecimento da empresa, que com 8 anos de idade trabalham principalmente na aplicação de adubos químicos.

Certo incomodo sempre nasce quando ficamos sabendo que há trabalho infantil. Pelo fato da nossa infância ser um momento tão rico e importante, que guarda memória de muita brincadeira e momentos tão especiais. Ficamos a imaginar como pode ser uma infância de trabalho… qual o motivo disso? O dinheiro? Quanto vale uma infância? Pelo mesmo motivo os produtos chineses são tão baratos no mercado… uma familia carente envolve seus filhos vendo este como único possível caminho, enquanto uma criança pouco reclama sobre seus direitos e pouco sabe do valor justo de seu trabalho… Qualquer trocado serve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s